Cadastro de Projetos na Plataforma Brasil

E-mail Imprimir
  Para dar entrada de Projetos de Pesquisa no comitê, a partir de janeiro de 2012, o pesquisador deverá se cadastrar na Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf), registrando o seu projeto on line.
A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).
O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.

CADASTRO NA PLATAFORMA BRASIL/CONEP: PASSO A PASSO
ETAPA 1: O pesquisador responsável deverá se cadastrar no site “http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf” através da criação de um login para ter acesso ao sistema (caso o projeto seja de aluno de graduação, deverá ser cadastrado em nome do orientador);
ETAPA 2: Cadastrar nova submissão (projeto) e durante o processo, imprimir a Folha de Rosto que será gerada e providenciar as assinaturas necessárias.
ETAPA 3: Após assinados os devidos documentos anexá-los no Sistema (Plataforma Brasil)
ETAPA 4: Se aplicável, anexar aos documentos no sistema, os instrumentos de coleta de dados (questionários e/ou roteiros de entrevistas) e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) – acessar Modelo de TCLE
ETAPA 5: No caso de pesquisas envolvendo outras instituições, anexar declaração de concordância da(s) mesma(s), devidamente assinadas.
Clique aqui para mais informações

O pesquisado responsável poderá obter o Parecer do Comitê em um prazo mínimo de 10 dias após a reunião de avaliação do projeto no Comitê de Ética.
 

 

AddThis Social Bookmark Button